Cruz de Ferro

Cruz De Ferro

A cruz de ferro (Eisernen Kreuzes, em alemão) é uma alta condecoração alemã do século XIX. Por esse motivo, simboliza bravura, coragem, honra.

Essa medalha era atribuída aos militares alemães por ocasião das guerras.

Tradicionalmente feita de ferro, foi desenhada pelo arquiteto Karl Friedrich. É escura e tem contornos em branco ou prateado, apresentando extremidades largas, o que a caracteriza como uma cruz pátea.

Não é um símbolo nazista. No entanto, o fato de os nazistas terem adquirido o hábito de gravar nela a suástica fez com que as pessoas identificassem a cruz como se ela pertencesse ao nazismo.

Havia três classes de Cruz de Ferro: a primeira, a segunda e a Grã-Cruz de Ferro. Recebia a primeira somente os militares que já tivessem sido condecorados com a segunda.

A Cruz de Ferro da segunda classe e a Grã-Cruz de Ferro eram penduradas no uniforme dos militares por meio de uma fita. A Cruz de Ferro da primeira classe, por sua vez, era pregada diretamente no uniforme.

A cruz de ferro foi instituída e concedida pela primeira vez em 1813. Seu estabelecimento se deve ao rei Frederico Guilherme III.

Voltou a ser oferecida por volta de 1870, na Guerra Franco Prussiana, e na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), sofrendo algumas modificações no que respeita ao seus detalhes.

Mais tarde usada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi nessa altura que a suástica foi introduzida.

Os primeiros a serem condecorados com ela na Segunda Guerra foram os tripulantes do submarino alemão U-29.

Esse símbolo passou a ser utilizado pelos motociclistas. Assim, entre outros, é um dos símbolos do motociclismo.

Conheça a simbologia da cruz da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, a Cruz de Malta, e também a Cruz dos Templários.

Tatuagens Significados Cruz de Ferro


Cruz de Ferro

Fique Sabendo?


Posso me vacinar também contra Hepatite C?

Não existe vacina contra o vírus da Hepatite C.


Para prevenir contra uma sessão dolorosa tatuagem Parte 1

Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.

Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.

Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para fazer uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.

Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.


Previna dor na hora de fazer uma tattoo Parte2

Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.

Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!

Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.