Hades
Hades (Plutão, na mitologia romana) é o deus grego dos mortos e o senhor do submundo, ao governar o mundo subterrâneo e as almas que lá habitam. Filho de Cronos, deus grego da agricultura e do milho, e Reia, Deusa Mãe, Hades possuía cinco irmãos: Hera, deusa do casamento e das mulheres; Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano; Héstia, deusa do lar e da família; Poseidon, deus do mar e dos terremotos; Zeus, deus do céu, do relâmpago e do trovão.
Luta de Titãs
Cronos, aquele que engoliu cinco de seus seis filhos, foi vencido numa luta contra seus três filhos, cada qual portando uma arma: Zeus com seus raios, Poseidon, com seu tridente e Hades com seu capacete da invisibilidade. Diante da vitória dos Titãs sobre seu próprio pai, ficou estabelecido que Zeus cuidaria do reino dos céus, Poseidon do reino dos mares e Hades do reino da terra.
Perséfone
Hades apaixona-se por sua sobrinha, Perséfone, filha de sua irmã deusa Deméter. De tal modo, resolve raptá-la e levá-la ao mundo dos mortos, desposando-a e tornando-a sua esposa e Rainha do Submundo. Diante disso, com medo de perdê-la, Hades lhe oferece sementes de Romã, fruta do casamento, que lhe garantirá o domínio sobre ela. Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano, ao saber do rapto de sua filha, muito deprimida, descuida da natureza.
Sendo assim, no acordo firmado entre Zeus e Hades, Perséfone passaria 9 meses no Olimpo (o que corresponde a 3 estações do ano) com sua família, e 3 meses no submundo. Dessa forma, o inverno é caracterizado pelo momento no qual Perséfone permanece no submundo e, por outro lado, o outono, a primavera e o verão, marcam a presença de Perséfone no Olimpo.
Hades na Bíblia
Na Bíblia, Hades pode simbolizar o “Sheol” (Shel), ou seja, local destinado ao mundo dos mortos que anseiam a ressurreição, denominada de “morte temporária”, a qual findará com a ressurreição no dia do juízo final. Ao mesmo tempo, encontram-se textos com referências à Hades como sinônimos de túmulos ou inferno.
Representação de Hades
Hades é normalmente retratado com a coroa e o cetro de dois dentes na mão esquerda, o qual simboliza a vida e a morte. Na mão direita, segura a coleira de seu companheiro canino de três cabeças, Cerbero, animal guardião dos portões do reino de Hades.
Leia também Símbolos Gregos.
Tatuagens Significados Hades
Hades
Fique Sabendo?
As Hepatites Virais B e C tem cura?
Para Hepatite B há tratamento que reduz a carga viral, ou seja, reduz a quantidade de vírus circulante evitando a evolução para formas graves da doença como cirrose e câncer de fígado.
A Hepatite B tem vacina segura e eficaz para prevenção da infecção pelo Vírus da hepatite B (VHB).
Em caso de acidente com agulhas no procedimento o que o profissional deve fazer?
Os 16 Serviços de Assistência Especializada (SAEs) também oferecem Profilaxia Pós-Exposição, exames, consultas e tratamento para HIV e Aids e infecções, inclusive hepatites virais. Os Centros de Referência (CRs) em ISTs/ Aids oferecem tratamento para as DST como, por exemplo, sífilis e gonorreia, nos casos que não respondem à abordagem sincrônica.
Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?
É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.
Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.
Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.
ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos