Hades

Hades

Hades (Plutão, na mitologia romana) é o deus grego dos mortos e o senhor do submundo, ao governar o mundo subterrâneo e as almas que lá habitam. Filho de Cronos, deus grego da agricultura e do milho, e Reia, Deusa Mãe, Hades possuía cinco irmãos: Hera, deusa do casamento e das mulheres; Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano; Héstia, deusa do lar e da família; Poseidon, deus do mar e dos terremotos; Zeus, deus do céu, do relâmpago e do trovão.

Luta de Titãs

Cronos, aquele que engoliu cinco de seus seis filhos, foi vencido numa luta contra seus três filhos, cada qual portando uma arma: Zeus com seus raios, Poseidon, com seu tridente e Hades com seu capacete da invisibilidade. Diante da vitória dos Titãs sobre seu próprio pai, ficou estabelecido que Zeus cuidaria do reino dos céus, Poseidon do reino dos mares e Hades do reino da terra.

Perséfone

Hades apaixona-se por sua sobrinha, Perséfone, filha de sua irmã deusa Deméter. De tal modo, resolve raptá-la e levá-la ao mundo dos mortos, desposando-a e tornando-a sua esposa e Rainha do Submundo. Diante disso, com medo de perdê-la, Hades lhe oferece sementes de Romã, fruta do casamento, que lhe garantirá o domínio sobre ela. Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano, ao saber do rapto de sua filha, muito deprimida, descuida da natureza.

Sendo assim, no acordo firmado entre Zeus e Hades, Perséfone passaria 9 meses no Olimpo (o que corresponde a 3 estações do ano) com sua família, e 3 meses no submundo. Dessa forma, o inverno é caracterizado pelo momento no qual Perséfone permanece no submundo e, por outro lado, o outono, a primavera e o verão, marcam a presença de Perséfone no Olimpo.

Hades na Bíblia

Na Bíblia, Hades pode simbolizar o “Sheol” (Shel), ou seja, local destinado ao mundo dos mortos que anseiam a ressurreição, denominada de “morte temporária”, a qual findará com a ressurreição no dia do juízo final. Ao mesmo tempo, encontram-se textos com referências à Hades como sinônimos de túmulos ou inferno.

Representação de Hades

Hades é normalmente retratado com a coroa e o cetro de dois dentes na mão esquerda, o qual simboliza a vida e a morte. Na mão direita, segura a coleira de seu companheiro canino de três cabeças, Cerbero, animal guardião dos portões do reino de Hades.

Leia também Símbolos Gregos.

Tatuagens Significados Hades


Hades

Fique Sabendo?


Quanto tempo usar Cicaplast na tatuagem?

A maioria indica a pomada por 7 dias corridos, aplicando o produto 2x por dia. Quando a começar a criar casquinhas, é um sinal de que ela já esta com o processo de cicatrização avançado e você deve substituir a pomada cicatrizante por um hidratante.

As pessoas também perguntam por: 9 dicas de como cuidar da tatuagem, de curto a longo prazo


Qual a origem da tatuagem no Brasil?

Isso se tornou possível após a invenção da máquina de por Samuel O’ Reilly, em 1891. No caso do , a tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no foi o suíço Knud Gegersen, que a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

As pessoas também perguntam por: História da Tatuagem


Qual o conceito de tatuagem?

substantivo feminino Ação ou efeito de . Processo de registrar sobre a pele, através de materiais com algum tipo de tintura, figuras, desenhos etc. Desenho ou pintura obtidos por esse processo. Marca, sinal ou cicatriz visível e permanente.

As pessoas também perguntam por: Tatuagem – Dicio, Dicionário Online de Português


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.