Morte
A morte representa a finalização de um ciclo e muitas vezes a sua simbologia está associada a elementos negativos, como a escuridão, a noite. A morte é uma destruidora da existência (desmaterialização), de um determinado tipo de existência, e carrega o do mistério de nos transportar para mundos desconhecidos, para o inferno (sombrio), para o céu (paraíso), ou outros locais designados por diferentes crenças e mitologias.
Associada ao elemento terra, a morte pode não ser um fim em si, pode ser uma transformação, uma revelação do desconhecido, a introdução ou o início de um novo ciclo, por isso, simboliza também a regeneração e a renovação. Nesse sentido, vale lembrar que no esoterismo, a morte possui um caráter positivo, simbolizando a mudança profunda. Muitas vezes está associada ao número 13. No Tarô, por exemplo, o chamado “Arcano 13” que diferentemente das outras cartas, não é nomeada, é representada apenas por um número e pela figura de um esqueleto armado com um gadanha, símbolo frequentemente usado para representar a morte, mas que no Tarô representa o mistério.
Na Mitologia Grega, Tânato (do grego, Thánatos), filho da noite, é a personificação da morte que arrebata a alma dos vivos, fazendo o papel de ceifador, enquanto Hades é o deus dos mortos e dos mundos inferiores.
Representações da Morte
Nas culturas ocidentais, a morte normalmente apresenta um aspecto assustador, como as caveiras da morte ou o ceifeiro com seu manto preto e capuz segurando suas foices, objetos utilizados para ceifar as almas das pessoas.
Na iconografia antiga, a morte pode estar representada de diversas maneiras: dança macabra, esqueletos, cavaleiros, túmulos, etc. Muitos animais também simbolizam a morte, principalmente os animais noturnos e pretos, e também os que se alimentam de cadáveres, como os corvos, os abutres, as corujas, as serpentes, dentre outros. É interessante notar que nas culturas ocidentais o preto é a cor simbólica da morte, enquanto que na Ásia Oriental, o branco é a cor que a representa.
Dança da Morte
A Dança macabra é uma alegoria com esqueletos animados originários na Idade Média, que simboliza a universalidade da morte, ou seja, o elemento unificador e inevitável de todos os seres: a morte.
Dia dos Mortos
Na cultura mexicana, os mortos são celebrados numa grande festa, no dia 01 de novembro, sendo a caveira mexicana um símbolo da morte muito utilizada nos dias do festival, nos objetos de decoração, na culinária, nos doces, brinquedos, etc. Nesse sentido, para os mexicanos, a morte simboliza a libertação suprema e, por isso, deve ser celebrada com muita alegria.
Símbolos da Morte
Esqueleto
Personificação da morte, o esqueleto, muitas vezes, está associados com o demônio. Esse símbolo negro, fazia parte dos banquetes na antiguidade, a fim de alertar os convidados da fugacidade e efemeridade dos prazeres da vida e ainda, da fatalidade da morte. Vale lembrar que o crânio humano (caveira) também representa um símbolo da morte em muitas culturas e tradições.
Túmulo
Simbolizam a imortalidade, a sabedoria, a experiência e a fé. No entanto, há algumas diferenças entre os símbolos agregados às lápides, por exemplo, os leões que representam a força, a ressurreição, a coragem e ainda, protegem o morto dos maus espíritos; já nas campas de crianças, é comum encontrar borboletas, visto que simbolizam a morte, a ressurreição e vida curta.
Foice
Objeto de entrada para o outro mundo (mundo dos espíritos, mundo dos mortos), a foice é utilizada pelo ceifador e simboliza o fim da vida na terra.
Ampulheta
Símbolo do “Pai Tempo”, a ampulheta muitas vezes é carregada pelo ceifador, e representa a passagem do tempo, a efemeridade da vida e a certeza da morte.
Ceifador
Personificação da morte, o ceifeiro ou ceifador, nas culturas ocidentais é representado por um esqueleto, vestido com um manto negro com uma grande foice, objeto responsável por tirar o vida.
Coruja
Animal noturno, muitas vezes, a coruja está associada com o mau presságio e sua presença pode indicar a chegada da morte. Em algumas culturas, a coruja é uma ave que está na terra para comer a alma dos moribundos.
Corvo
Nas culturas ocidentais, essa ave negra e necrófaga é considerada mensageira da morte, na medida em que a sua representação está associada ao mau agouro e a forças maléficas. Em outras culturas, o corvo pode representar a sabedoria e a fertilidade.
Conheça os Símbolos de Luto.
Tatuagens Significados Morte
Morte
Fique Sabendo?
Você sabe que não se pode produzir máquinas para tatuagem artesanalmente?
As máquinas necessitam da liberação da ANVISA para poderem ser comercializadas e essa liberação somente acontece quando os fabricantes ou importadores atendem as exigências contidas nas normativas sanitárias vigentes e se regularizam através das licenças sanitárias emitidas.
Previna dor na hora de fazer uma tattoo Parte2
Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!