Olho

OlhoO olho é considerado quase que universalmente o símbolo da percepção intelectual. O olho integra a função de recepção da luz, o olho frontal, que é o olho do sentido ou olho de Xiva, e o olho do coração, que recebe a luz espiritual.

O olho também representa clarividência. Em muitas culturas orientais os dois olhos são, respectivamente o Sol e a Lua, sendo o olho direito o Sol, o que corresponde à atividade e ao futuro, e o olho esquerdo a Lua, que representa a passividade e o passado. No entanto, não cria-se uma dualidade entre os dois olhos, e sim uma percepção unificadora, uma visão sintética. A função unificadora, é justamente a função do terceiro olho, ou olho de Xiva, um órgão de visão interior.

Segundo Cirlot, a essência do simbolismo do olho está contida num dito do filósofo romano Plotino, segundo o qual “nenhum olho está capacitado a ver o Sol enquanto, de certa maneira, não for ele mesmo um sol”. Dado que o Sol é fonte de luz, e que a luz é símbolo da inteligência e do espírito, deduz-se que o processo de ver representa um ato do espírito e simboliza o conhecimento.

Que tal conhecer a simbologia do Sol?

Mau olhado

O mau olhado simboliza uma tomada de poder sobre alguém ou alguma coisa, seja por má intenção, seja por inveja. Para o mundo islâmico, o mau olhado é a causa da morte de mais da metade da humanidade, e acreditam ter olhos particularmente maus as velhas e as mulheres recém-casadas, já as crianças as mulheres recém-paridas, os cães e os cavalos são especialmente sensíveis ao mau olhado.

Existem vários meios de defesa contra o mau olhado, como o véu, desenhos geométricos, objetos brilhantes, ferro vermelho, sal, meia lua, e figa.

Ver também Olho de Hórus e Olho Grego.

Tatuagens Significados Olho


Olho

Fique Sabendo?


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


Quanto tempo usar Cicaplast na tatuagem?

A maioria indica a pomada por 7 dias corridos, aplicando o produto 2x por dia. Quando a começar a criar casquinhas, é um sinal de que ela já esta com o processo de cicatrização avançado e você deve substituir a pomada cicatrizante por um hidratante.

As pessoas também perguntam por: 9 dicas de como cuidar da tatuagem, de curto a longo prazo


Como evitar que a tatuagem inflame

Para isso, o cuidado mais importante deve ser pensado antes mesmo de iniciar a tatuagem, e consiste em escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV.

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.

No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.