Símbolo da Biomedicina

Simbolo BiomedicinaO Símbolo da Biomedicina representa a integração entre os conhecimentos científicos da Biologia e da Medicina. Ele é composto por diferentes elementos que dialogam entre si e constituem um significado unitário.

O símbolo está cercado por um círculo com ornamentos que remetem à cadeia de DNA, representando controle sobre os processos.

A cruz verde é sobreposta por um microscópio. Enquanto a cruz, que tem o mesmo formato que a da organização internacional conhecida como Cruz Vermelha, representa a vida, o microscópio simboliza o conhecimento biológico.

Embora a Biomedicina integre os conhecimentos de ambas ciências – Medicina e Biologia -, seu símbolo não tem qualquer relação com os símbolos das respectivas áreas.

O símbolo da Medicina é o Bastão de Asclépio. Ele é representado por uma cobra entrelaçada em um bastão, varinha ou haste, tal como o símbolo da Veterinária, cuja única diferença é o acréscimo da letra “V” sob o mesmo símbolo.

Por sua vez, o símbolo da Biologia, que é a ciência da vida, é composto por um círculo onde há folhas e um espiral, a representação do DNA e do espermatozoide.

A pedra do curso de biomedicina é a esmeralda – pedra verde – símbolo do renascimento.O dia da biomedicina é comemorado em 20 de novembro.

Tatuagens Significados Símbolo da Biomedicina


Símbolo da Biomedicina

Fique Sabendo?


Quais as diferenças de um estúdio que possui o CMVS o que não possui?

Não é permitido o funcionamento de estúdios não licenciados, no município de São Paulo, estando o serviço sujeito às penalidades que constam no Código Sanitário Municipal – Lei 13725, DE 09/01/2004.


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


Micropigmentação é Tatuagem?

Hoje em dia a micropigmentação não é tatuagem, pois as agulhas usadas durante o procedimento não penetram até à 3 camada da pele como acontece nos casos da tatuagem. Assim, a micropigmentação não deixa marcas irreversíveis, pois a tinta desvanece ao final de 2 a 5 anos, não sendo necessária a sua remoção a laser.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.