Símbolos Musicais

Os símbolos musicais são aqueles relacionados com à música. Desde instrumentos musicais, objetos, notas e notações musicais, estilos, até histórias e mitologias, todos são símbolos de música.

Notas e Notação musical

Simbolos Musicais

As sete notas musicais (Do-Re-Mi-Fá-Sol-Lá-Si), representam alguns símbolos de música na medida em que servem para compor as melodias.

Para a composição das notas musicais o monge italiano Guido D’Arezzo (992-1050) se baseou no texto sagrado intitulado “Hino a São João Batista”. Cada uma das sete notas musicais refere-se à inicial de cada verso deste hino.

Nos países de língua anglo-saxônica, as sete notas musicais são substituídas pelas letras do alfabeto, conforme a seguinte correspondência:

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL

Aum (Om)

Simbolos Musicais

Símbolo fundamental na Índia, o Om significa o cosmos, a potência divina que corresponde ao primeiro som do universo, o som do infinito.

Esse é o mantra mais poderoso e divino, o qual simboliza o processo de manifestação interior. Chamado de Pranava, as três letras que compõem o símbolo do Aum representam os três estados de consciência, a saber: a vigília, o sono e o sonho.

Simbologia dos Instrumentos Musicais

Harpa

Simbolos Musicais

A harpa é um instrumento dos deuses mensageiros capaz de adormecer as pessoas que ouvem sua melodia e, ademais, possui o poder de transportar as almas para o Além.

Para os celtas, a harpa representava a ponte que conectava o céu à terra, pautada no amor e na harmonia. Por isso, a harpa é o instrumento símbolo do amor na forma de arte, poesia e música. O som desse símbolo de música representa a procura da felicidade.

A fim de expressar seu amor e devoção, o rei Davi tocou a harpa para o Senhor. Desse modo, no cristianismo e no judaísmo a harpa é o emblema do rei Davi, simbolizando a música sagrada.

Na Noruega e na Islândia, as cordas da harpa formavam uma escada que simbolizava a ascendência para o paraíso.

Violino

Simbolos Musicais

O som do violino simboliza o apelo da alma em direção à fonte divina.

No esoterismo, os instrumentos de arco simbolizam a alma aprisionada na matéria. Assim, enquanto no interior do violino está aprisionada a alma, o corpo oco do violino representa a terra e o céu.

Nesse sentido, o arco simboliza a ação do espírito que tenta libertá-la, e as quatro cordas representam os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e o ar).

Sino

Simbolos Musicais

Os sinos simbolizam harmonia, sabedoria e afastamento de espíritos malévolos.

São instrumentos que produzem som, principalmente para marcar as horas diárias, acontecimentos especiais, como um casamento ou a missa (celebração da Igreja Católica) e para avisar quando alguém morre.

O sino é a comunicação entre o céu e as pessoas, entre o divino e o terreno. Também é responsável pela purificação e por espantar espíritos ruins.

Flauta

Simbolos Musicais

A flauta é acima de tudo um instrumento dos deuses, sendo frequentemente tocado por eles.

A divindade hindu Krishna tocava a flauta, na verdade ela foi a responsável por trazer esse o instrumento ao seu povo. Simboliza a voz da eternidade que chama por todos.

Para os cristãos simboliza o desejo da alma por Deus, já para os chineses representa harmonia.

Um deus da mitologia grega que amava música e era amante da flauta, era Pã. Ele utilizava o instrumento como uma forma de encantamento.

Leia mais: Simbologias do Fauno

Trombeta

Simbolos Musicais

O som da trombeta simboliza, principalmente, força militar. É uma espécie de chamado para uma batalha ou guerra militar. Por conta disso, representa poder, dominação e triunfo.

As trombetas eram tocadas na época romana, para anunciar que uma batalha estava se aproximando. Esse instrumento também tem relação com a religiosidade, está presente tanto na Bíblia quanto no Corão.

Simboliza a importância de um acontecimento, quando, por exemplo, os anjos tocam as trombetas para anunciar a volta de Jesus Cristo, no livro Apocalipse (Novo Testamento).

Tambor

Simbolos Musicais

O tambor é um instrumento bastante utilizado em cerimônias indígenas, tem relação com os trovões e simboliza o coração do universo.

É um instrumento que faz parte de danças, cantos e rituais da maior parte das culturas indígenas, inclusive para evocar espíritos. A divindade indiana Shiva faz a sua dança cósmica no ritmo de um tambor.

Também é usado como um forma de chamar as pessoas para orações e acompanhar soldados em batalhas.

Talvez você possa se interessar por Símbolos do Carnaval

Tatuagens Significados Símbolos Musicais


Símbolos Musicais

Fique Sabendo?


Quem trouxe a tatuagem pro Brasil?

O nome do cara que é Knud Harald Lykke Gregersen. De acordo com registros, o dinamarquês desembarcou no porto de Santos em 20 de junho de 1959.

As pessoas também perguntam por: Tatuagens e Santos, uma história que começou no cais do porto


As Hepatites Virais B e C tem cura?

Para Hepatite C, atualmente existe um tratamento com medicamentos de uso oral onde a chance de cura é de 98% se seguido o tratamento corretamente.

Para Hepatite B há tratamento que reduz a carga viral, ou seja, reduz a quantidade de vírus circulante evitando a evolução para formas graves da doença como cirrose e câncer de fígado.

A Hepatite B tem vacina segura e eficaz para prevenção da infecção pelo Vírus da hepatite B (VHB).


Você sabe que não é permitida a venda de pomadas anestésicas no estúdio de tatuagem?

No Brasil, as pomadas anestésicas são enquadradas como medicamentos. A venda de medicamentos somente é permitida por empresas que tenham licença de funcionamento sanitária para a comercialização, tais como os comércios atacadistas de medicamentos ou drogarias. Desta forma, estúdios não são enquadrados nessas categorias, não possuindo os requisitos exigidos na legislação sanitária vigente para exercer o comércio.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.