O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?
Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.
Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.
A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.
Fique Sabendo?
Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer
No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.
Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.
Você sabe que não é permitida a venda de pomadas anestésicas no estúdio de tatuagem?
Com o passar do tempo a Tinta muda de cor?
É esperado que quando um pigmento é aplicado sobre a pele ele mude ligeiramente de cor, tornando-se um pouco mais escuro nos meses seguintes à aplicação e mais claro com o passar do tempo.