Águia
A águia é um animal solar e celestial, símbolo universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção espiritual.

Simbologia Espiritual e Mística da Águia
Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a “rainha das aves”, está relacionada com os deuses e a realeza. Isso porque a perspicácia do seu olhar lhe permite fitar o sol diretamente, o que representa um símbolo da clarividência.
Por conta dos seus altos voos, essa ave é considerada uma mensageira divina, simbolizando o poder dos deuses e a superioridade espiritual.
Considerada um animal Psicopompo (do grego “psychopompós“, união das palavras psyché, que significa “alma”, e “pompós”, guia), sua função é guiar os seres vivos na transição do mundo terreno para o divino. Isso faz da águia uma ave mediadora entre os reinos divino e o espiritual.
Tal como a Fênix, que renasce das próprias cinzas, pode ser considerada um símbolo de regeneração espiritual.
Simbolismo da Águia em Diversas Culturas
Na Heráldica, a águia representa o pássaro dos reis e dos líderes, enquanto que no Cristianismo ela simboliza o poder e a inspiração das palavras de Deus.
Para os chineses, a águia simboliza a coragem, a força e a temeridade. Na cultura Celta, representa o símbolo do renascimento e da renovação, enquanto que para os egípcios é o símbolo da vida eterna.
Muitos países adotaram-na como símbolo da identidade nacional, como é o caso da Alemanha e dos Estados Unidos. Além disso, essa ave imponente foi escolhida como símbolo dos impérios Romano, Santo Império medieval, Russo e Austríaco.

A águia é também um símbolo nazista. Saiba mais!
Simbologia da Águia de Cabeça Dupla

Antigo símbolo solar, utilizada nas heráldicas e nos brasões, a águia de duas cabeças representa os impérios de Roma (ocidentais e orientais). Uma cabeça está voltada para Roma, a oeste, enquanto a outra está para Bizâncio, a leste.
Nas antigas civilizações da Ásia Menor, a águia bicéfala representava o símbolo do poder supremo.
Leia também Sol.
Simbolismo da Águia nas Mitologias
Na mitologia grega, a águia está associada a Zeus (Júpiter), o deus maior do Olimpo. Na mitologia germânica, é uma referência a Wotan, o deus maior do Válhalla. No mito cristão, a águia é um símbolo de São João, e para Jung, um símbolo do pai.
Além disso, era emblema do deus romano do Sol, Sol Invictus, e representava o imperador.
Representação da Águia na Alquimia
Na alquimia, a águia simboliza a transmutação do metal vil em ouro, ou seja, a transformação da substância impura em substância pura. Assim, para os alquimistas, essa ave mítica, associada aos elementos ar e mercúrio, simboliza a renovação, o nascimento.
A Águia nas Tatuagens
Normalmente tatuada pelo sexo masculino, com um aspecto realístico e de grandeza, a águia simboliza poder, imponência, força, autoridade, vitória e conexão com o espiritual.

As pessoas amam esse animal não só pela sua beleza, mas também pela sua elegância, por ser a ave superior. Por conta disso, ela é tão presente em diversas tatuagens.
Leia mais:
Tatuagens Significados Águia
Águia
Fique Sabendo?
Como é feita a Micropigmentação
Após decidido o desenho da sobrancelha e a cor que vai ser utilizada, é aplicada uma anestesia local para que o procedimento não cause dor, e só depois de anestesiado o local é que a técnica é iniciada. No final do procedimento, é usado um laser de baixa potência sobre a região, que vai ajudar na cicatrização e a fixar melhor os pigmentos inseridos.
Dependendo do tipo de pele e dar cor utilizada, é necessário fazer a manutenção da micropigmentação a cada 2 ou 5 anos, pois a tinta começa a desvanecer.
Como as tatuagens eram feitas antigamente?
As pessoas também perguntam por: Conheça a história da tatuagem e sua evolução
É possível tatuar a língua?
As pessoas também perguntam por: Tatuagem na língua