Ar
O ar é um dos quatro elementos, representa o mundo intermediário entre o céu e a terra, sendo ativo e masculino, segundo as cosmogonias tradicionais. O fogo também é um elemento ativo e masculino, já a terra e a água são passivas e femininas.
Tem associação com o vento e o sopro, simbolizando espiritualidade, purificação, respiração, sexualidade, mudança e liberdade.
Elemento Ar: Significados
Como um símbolo da alquimia ele é representado como um triângulo que aponta para cima e é dividido por uma linha horizontal. É considerado quente e úmido e simboliza o sopro da vida.
Leia mais: Símbolos da Alquimia
Para algumas tribos nativo americanas, os quatro elementos são a grande força primária da criação, com o elemento ar simbolizando a vida.
O componente ar, segundo São Martinho, é um símbolo sensível da vida invisível, um motor universal e um purificador.
O ar (através do vento) é responsável pela polinização anemofilia nas plantas, por isso é considerado um símbolo de sexualidade também.
É um elemento que o ser humano não é capaz de ver, mas que o cerca. Ele representa mudança na sabedoria popular, é comum se ouvir a frase: que tal uma mudança de ares? Ou seja, mudar para se ter bem-estar.
No esoterismo ismaelita, o ar é o princípio da composição e da frutificação, o intermediário entre o fogo e a água.
Simbolismo do Ar no Hinduísmo: O Deus dos Ventos Vayu
Vayu é uma divindade primária importante dos Vedas (escrituras sagradas hindus) que representa o sopro vital, o vento, o ar, a respiração e a purificação.
Ele possui uma gazela como montaria, simbolizando rapidez, além de ser descrito como o lutador, o destruidor, o poderoso e o heroico.
”Vayu em sua montaria, a gazela”
Em uma das histórias é contado que ele entra em disputa com outras cinco divindades que controlam as funções vitais com a finalidade de saber qual delas é a maior. Uma a uma vai deixando o corpo do homem e mesmo prejudicado, ele continua vivo.
Já quando chega a vez de Vayu, ele consegue retirar todas as outras divindades do corpo do homem, demonstrando que ele é o suporte essencial à vida.
Deuses Gregos do Vento
Na mitologia grega o deus do vento Éolo é guardião dos ventos direcionais: Bóreas (vento do norte), Euro (vento do leste), Zéfiro (vento do oeste) e Notos (vento do sul). Eles são mostrados como homens com asas e com bochechas cheias de ar.
Éolo
Éolo representa poder, velocidade e agilidade, mantendo os ventos em uma gruta na sua ilha Eólia, onde os domina.
Bóreas
Bóreas é o deus do vento frio do norte, possui uma personalidade agressiva e é responsável pelo inverno. Zéfiro é o mensageiro da primavera, o vento mais suave e frutificante.
Notos é responsável pelas tempestades do final do verão e outono, traz nevoeiro e chuva. Euro é responsável por trazer calor e chuva do leste.
No quadro ”O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, percebe-se no lado esquerdo da pintura o vento do oeste Zéfiro e Aura, que é considerada a personificação da leve brisa. Os dois tem a função de empurrar a concha da deusa Vênus para a costa.
Simbologia do Ar na Mitologia Japonesa: Fujin
Fujin é o deus japonês dos ventos e uma das primeiras divindades xintoístas. O Japão apresenta um histórico de grandes tempestades e tufões, por conta disso esse deus é temido pelas pessoas, mas ao mesmo tempo, é respeitado.
No Japão, não há uma linha dividindo bons e maus deuses, acredita-se que as divindades fazem coisas boas e também podem ser desobedientes.
”O Deus dos Ventos Fujin, século 17”
Fujin é representado como um humano de pele vermelha, vestindo uma pele de leopardo, que carrega um grande saco de ventos nos ombros.
Ele possui uma aparência desgrenhada e é quase sempre apresentado ao lado de Rajin (Deus do raio, trovão e tempestade). Os dois simbolizam proteção e tem ligação à natureza e ao sagrado.
Simbolismo do Ar na Cultura Chinesa
Na cultura tradicional chinesa existe um elemento que é chamado de Qi (ou k’i), que é uma força vital que faz parte de qualquer entidade viva. Sua tradução é ‘’ar’’, ‘’força vital’’ ou ‘’fluxo de energia’’.
Ele é um princípio básico da medicina tradicional e artes marciais chinesas. O Qi representa energia essencial, que deve ser trabalhado para se ter equilíbrio e boa saúde.
Gostou do artigo? Talvez você também possa se interessar por esses temas:
Tatuagens Significados Ar
Ar
Fique Sabendo?
Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?
É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.
Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.
Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.
ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos
Saiba como é feita a Maquiagem Definitiva nas Sobrancelhas
A Micropigmentação consiste na implantação de pigmentos na pele, de forma a melhorar o aspecto ou delinear certas regiões, sendo uma técnica que pode ser realizada não só nas sobrancelhas, mas também nos olhos ou nos lábios por exemplo.
Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar
Por terem esse tipo de composição, os alimentos remosos apresentam maiores chances de causar inflamação da pele e, por isso, podem interferir bastante no processo de cicatrização, aumentando as chances de ficar com cicatrizes visíveis ou de desenvolver complicações como as aderências.