Basilisco: animal mitológico

A criatura mitológica com o nome de basilisco, muitas vezes identificada com a cabeça de um pássaro e o corpo de uma serpente, simboliza luxúria, doença e traição.

Basilisco

É um ícone do medo, com capacidade de matar à distância com o seu olhar e seu hálito venenoso.

Simbolismo do Basilisco na Bíblia e na Idade Média

Na Idade Média, se tornou um símbolo do mal e da destruição, é dito que ele nasceu do ovo de um galo velho, chocado por uma serpente ou sapo.

No cristianismo medieval e na arte cristã é considerado o anticristo, símbolo do mal e da manifestação do diabo. Foi identificado com o ser mitológico cocatrice em menções ocasionais no livro bíblico de Isaías.

‘’Vocês, filisteus, todos vocês, não se alegrem porque a vara que os feria está quebrada! Da raiz da cobra brotará uma víbora, e o seu fruto será uma serpente veloz.’’ (Isaías 14:29)

Significado do Basilisco e Origem na Mitologia

Surgindo nas descrições de animais chamada de bestiário, ligado ao folclore europeu medieval, e em relatos da antiguidade, esse ser recebeu características diversas.

Seu nome provém do grego basilískos, o qual significa ‘’pequeno rei’’, pois essa criatura é considerada o rei das serpentes.

Segundo o naturalista romano, Plínio ‘’o Velho’’, esse animal possui não mais que trinta centímetros de comprimento e uma marcação branca na cabeça, que parece uma coroa.

Também aparece em algumas lendas com asas e garras de um galo e corpo de um réptil.

Em alguns mitos é dito que a única forma de caçá-lo é utilizando um espelho para que o basilisco consiga ver o seu próprio reflexo e acabe morrendo com o seu terrível olhar.

Basilisco

”O basilisco e a doninha”, de Marcus Gheeraerts the Elder. A doninha era um dos únicos animais, segundo algumas lendas, que conseguia enfrentar o basilisco.

Trazendo para os fatos reais, é importante salientar que com o descobrimento do mundo natural, muitas espécies de cobras foram descritas como seres maléficos e nocivos.

Por exemplo, foi dito que a cascavel conseguia matar com o olhar. Já a cobra asiática é considerada um réptil mortal e que deixa seu rastro de desastre.

Simbologia do Basilisco na série Harry Potter

Na saga ”Harry Potter”, esse ser mitológico simboliza poder, morte, destruição e longevidade. É bem maior do que nas lendas medievais, podendo alcançar até quinze metros, apresenta uma pele de cobra verde e vívida.

Seus olhos são de um fogo intenso e penetrante, capaz de matar a quem olhar diretamente, além de que consegue viver por muitos anos. O basilisco que aparece no filme tem aproximadamente mil anos.

Basilisco

Ele também possui o poder de petrificar as pessoas, caso elas o olhem indiretamente. Seu veneno é extremamente perigoso, podendo matar em alguns minutos, o único antídoto são as lágrimas de uma Fênix.

A primeira aparição dessa criatura foi no filme ‘’Harry Potter e a Câmara Secreta’’ (2002).

Outras simbologias do Basilisco

Para a cidade de Basileia, na Suíça, esse ser mitológico é um símbolo tradicional do local, fazendo parte da heráldica e estampando, em forma de estátua, vários pontos da localidade.

Basilisco

Um Basilisco em forma de estátua na cidade de Basileia by Andreas Schwarzkopf

Na alquimia, o basilisco simboliza a força e o poder destrutivo do fogo, capaz de decompor materiais e transformar os metais.

O artigo foi interessante para você? Esperamos que sim! Aproveita para ler outros:

Tatuagens Significados Basilisco: animal mitológico


Basilisco: animal mitológico

Fique Sabendo?


O que fazer depois que finalizar a tatuagem

O mais certo é sair do estúdio com a tatuagem coberta por película aderente e/ou gaze estéril. Embora a gaze possa ser retirada poucas horas depois – aplique um pouco de água morna à gaze se ela estiver colada à tatuagem – alguns tatuadores recomendam o uso de película aderente sobre a tatuagem durante mais alguns dias.


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Alimentos para evitar após tatuar

Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:

Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.