Cão: simbologias em diferentes culturas

O cão é um animal símbolo de fidelidade e companheirismo, que representa coragem, diversão, sociabilidade, lealdade, vigilância, inteligência e proteção.

Cao

Como o primeiro animal domesticado, ele apresenta grande relevância como um companheiro tanto doméstico quanto de trabalho dos seres humanos, principalmente por causa das suas habilidades de caça.

O simbolismo do cão na mitologia grega, egípcia e mesoamericana

Na mitologia grega o cão foi retratado em diversos mitos, com personagens como, Cérbero, o cão de três cabeças, que simboliza a proteção e o conhecimento secreto sobre a morte e a ressurreição. Ele é responsável por guardar a passagem que leva os mortos ao mundo dos espíritos.

Cao

Representação do Cérbero by Pinterest

Em outra lenda grega, o cão simboliza a caça, pois é retratado como a estrela Sirius, que, na verdade, eram cães de caça do caçador Órion.

Na civilização egípcia o cão era usado tanto como animal doméstico quanto de caça. A sua simbologia foi retratada principalmente com o deus Anúbis, que é representado com o corpo de um humano e a cabeça de um chacal.

O cão, assim como Anúbis, simboliza proteção e é responsável por guardar as portas sagradas e guiar os mortos até o mundo espiritual.

Cao

Representação do deus Anúbis by Pinterest

Nos mitos e no folclore mesoamericanos, o cão carrega o mesmo simbolismo de guiar as almas para o outro lado, por isso seus corpos eram encontrados enterrados com os de humanos. Acreditava-se que eles iriam atravessar os recém-mortos por um lago ou rio até o reino dos mortos.

Em muitas mitologias ancestrais, o cão aparece associado ao fogo, como aquele que roubou o segredo do fogo ou descobriu-o e revelou aos humanos. O simbolismo do cão representa um conhecimento da vida humana e do além vida.

Lado simbólico ruim do cão

Diferente da maioria dos países ocidentais, alguns países islâmicos consideram os cães impuros, anti-higiênicos e maus, de acordo com o Alcorão. Os muçulmanos evitam tocar no cachorro. Ele ganhou esse simbolismo por ser visto várias vezes comendo lixo.

Assim como o lobo, o cão apresenta um lado maléfico, sendo um animal impuro e diabólico, principalmente por conta da sua natureza impulsiva associada à voracidade sexual do homem.

Tatuagem de cachorro

Cao

Um dos animais mais populares em tatuagens são os cachorros, especialmente em tatuagens femininas.

Por ser considerado o melhor amigo do homem, muitas pessoas resolvem homenagear seus bichinhos de estimação com um desenho. O cão simboliza fidelidade, amor, lealdade e companheirismo.

Confere também:

Simbolismo do Gato

Tatuagens de Animais: 16 sugestões e suas simbologias

Tatuagens Significados Cão: simbologias em diferentes culturas


Cão: simbologias em diferentes culturas

Fique Sabendo?


Quantos dias tem que passar a pomada na tatuagem?

O período de uso de cicatrizantes pode variar de acordo com o desenho, tamanho, local do corpo e utilizada. Elas aceleram o processo de cicatrização, promovendo a recuperação saudável da derme. Em geral, a indicação de uso pode ser de 7 a 1 mês.

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: saiba o que fazer antes e depois


Qual é o objetivo da reportagem como surgiu a tatuagem?

É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal indício de que a , no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. …

As pessoas também perguntam por: Qual é o objetivo da reportagem Como surgiu a tatuagem


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.