Clave de Sol

O símbolo da clave de sol é provavelmente o mais conhecido do universo da música, muitas vezes sendo utilizado para representar a própria música. Uma curiosidade: a palavra llave vem do latim e significa chave.

Significado da Clave de Sol

Clave De Sol Simbolo

A clave de sol indica a posição da nota Sol numa pauta. Ela é inserida na pauta (5 linhas de partitura) ao lado de outras notas, sendo esta indicação que permite que a música seja lida e tocada. A clave de sol também é conhecida como ginoclave ou clave feminina.

São três as claves mais utilizadas (a de sol, a de fá e a de dó). Alguns instrumentos, como o piano e o teclado, utilizam apenas duas chaves (a de sol e a de fá). Outros, por sua vez, usam majoritariamente a clave de sol (como o violão, a gaita, o saxofone, a flauta, o clarinete).

A clave de sol tem origem na letra G que, no sistema antigo de notação, indicava a nota Sol.

Via de regra, quando a clave de sol aparece em uma partitura de piano, muito provavelmente indica que essa parte da canção deverá ser tocada com a mão direita (no piano a mão direita é responsável, na maior parte das vezes, pela parte aguda).

Tatuagens de Clave de Sol

As claves de sol costumam ser muito tatuadas por homens e mulheres amantes da música que tem nela tanto um hobby quanto uma profissão.

As ilustrações podem ser pequenas, em lugares discretos, ou desenhos maiores, que ocupam áreas mais aparentes.

Conheça abaixo alguns exemplos de tattoos realizadas com diferentes dimensões e em espaços distintos do corpo:

Clave De Sol Simbolo

Clave De Sol Simbolo

Clave De Sol Simbolo

Clave De Sol Simbolo

Clave De Sol Simbolo

Leia também:

Tatuagens Significados Clave de Sol


Clave de Sol

Fique Sabendo?


Tem que dormir com o plástico na tatuagem?

2. Quando é indicado usar o filme ? Ao sair do estúdio e, no máximo, para , pois a pele precisa respirar e o pode atrapalhar nesse caso.

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: descubra os principais para não ter problemas


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.