Crucifixo
O crucifixo é a cruz de Cristo, é a cruz da crucificação, símbolo de veneração do sacrifício de Jesus Cristo na tradição cristã. O crucifixo é também chamado de Cruz Episcopal. O crucifixo tem as formas de uma cruz latina, com a inscrição I.N.R.I (Ienus Nazarenus Rex Iudaeorum – Jesus de Nazaré Rei dos Judeus) na parte superior da cruz, acima da cabeça.
Simbologias de Crucifixo
Um dos mais importantes símbolos do cristianismo e do catolicismo, o crucifixo representa a cruz onde Jesus Cristo morreu. As representações do crucifixo também podem trazer ossos e uma caveira em sua base.
No cristianismo e no catolicismo, o uso do crucifixo é muito frequente nos altares das igrejas como uma forma de manter viva a lembrança do sacrifício que Jesus fez por nós. Os crucifixos também fazem parte dos hábitos dos sacerdotes e freiras.
O crucifixo não é utilizado pelo protestantes. O protestantismo é contra o uso do crucifixo como símbolo de veneração do sacrifício de Cristo e como uma lembrança constante das nossas culpas e dos nossos pecados. Em vez disso, usam a cruz latina vazia como uma forma de simbolizar a Ressurreição de Cristo.
O crucifixo simboliza também a resignação diante dos sofrimentos da vida e do caminho que Deus nos destinou.
Crucificação
O crucifixo nem sempre foi um símbolo cristão. A crucificação era a maneira pela qual, ainda no século I d.C, os criminosos eram punidos e mortos. Somente depois da crucificação de Jesus Cristo é que o crucifixo tornou-se um símbolo cristão.
Veja também a simbologia de I.N.R.I e Símbolos Católicos.
Tatuagens Significados Crucifixo
Crucifixo
Fique Sabendo?
Aplicação de tatuagens e piercings pode oferecer riscos a quais Doenças?
Em que ano surgiu a palavra tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem? Conheça a história – Alcabones Tattoo