Cruz Inca

Cruz Inca

A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais. A estrutura da cruz Inca carrega em si vários significados e uma interpretação profunda da vida. A cruz Inca representa uma escada de quatro lados, que forma um quadrado.

A cruz Inca possui quatro pontos principais, que são as suas partes maiores. Estas partes simbolizam as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais, e os quatro pontos cardeais.

Os quatro elementos fundamentais da vida (terra, água, fogo e ar) representam os quatros filhos do Deus criador do Universo.

Ao todo, a cruz Inca possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terços, os quais possuem um significado organizado do seguinte modo:

  • Três mundos: o mundo inferior, que é o mundo dos mortos; o mundo que vivemos, que é o mundo dos vivos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos.
  • Três animais: cada um desses três mundos citados acima são representados por um animal. O mundo inferior é representado pela serpente, o mundo dos vivos é representado pelo puma, e o mundo dos espíritos representado pelo condor.
  • Três afirmações: eu trabalho, eu aprendo, e eu respeito.
  • Três condutas: não roubar, não mentir, não ser preguiçoso.

Conheça também a simbologia da Cruz Celta.

Tatuagens Significados Cruz Inca


Cruz Inca

Fique Sabendo?


Como saber se eu sou portador das Hepatites Virais B e C?

As Hepatites Virais B e C são diagnosticadas através de exames de sangue específicos. Esses exames podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) gratuitamente.

Testes Rápidos também estão disponíveis em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)


Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?

CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde)

Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.

O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Quantos dias depois de fazer tatuagem pode entrar no mar?

O cloro também é inimigo da pele recém-. De acordo com a tatuadora, é recomendável que a pessoa espere pelo menos um mês para ou piscina.

As pessoas também perguntam por: Homem que tinha acabado de fazer tatuagem morre depois de entrar no …


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.