Disco voador

Disco VoadorA expressão “disco voador” surgiu em 1947 com o piloto norte-americano Kenneth Arnold, que afirmou ter sido perseguido por naves que tinham o formato de pires, o mesmo que saurcers, em inglês.

De acordo com o psicanalista Carl Jung (1875-1961) o disco voador é fruto da alucinação das pessoas e surgem em períodos críticos ou tensos a nível coletivo, não individual. Seria uma forma de conforto pessoal, visto que no seu inconsciente as pessoas acreditariam que seriam salvas por seres desconhecidos, os extra-terrestres.

Por esse motivo, no que respeita à simbologia, depreende-se que o disco voador é uma referência ao inconsciente, um desejo involuntário de salvação ou resgate.

O disco voador, segundo muitas pessoas acreditam, é uma nave espacial originárias de outros planetas onde é possível que exista presença de vida inteligente.

A existência dos discos voadores não é cientificamente comprovada, acreditando-se que os casos de aparições de óvnis (objetos voadores não identificados) sejam, na verdade, resultado de fenômenos meteorológicos.

Tatuagens Significados Disco voador


Disco voador

Fique Sabendo?


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Prevenir a dor da tatuagem

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou corretamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.