Fênix
A Fênix é uma ave mítica, símbolo universal da morte e do renascimento. Também simboliza o fogo, o sol, a vida, renovação, ressurreição, imortalidade, longevidade, divindade e invencibilidade.
Mitologia
De origem Etíope, a Fênix, cuja cauda tem bonitas penas vermelhas e douradas, é retratada por uma ave sagrada que se ergue das chamas. Isso porque ela possui a capacidade de renascer de suas próprias cinzas depois de ser consumida pelo fogo.
Perto do momento de sua morte, esse pássaro prepara um ninho com ramos perfumados onde se consome no próprio calor. Porém, antes de ser consumida totalmente pelas chamas, põem seus ovos nas cinzas.
Para os gregos, a ave de fogo vivia durante muito tempo além de possuir uma força imensa, o que corrobora sua simbologia da longevidade e da força.
Para os egípcios, a Fênix é o símbolo das revoluções solares. Por isso, está associada à cidade de Heliópolis, palavra que do grego significa “a cidade do sol”.
Além disso, ela está intimamente ligada ao ciclo cotidiano do Sol, bem como das cheias do Rio Nilo, simbolizando a renovação e a vida.
Conheça também a simbologia do Sol.
Religião
O mito dessa bela ave surgiu com o objetivo de explicar a natureza cíclica do nascer e do pôr do Sol. Com o passar do tempo, a Fênix passou a ser um emblema de ressurreição.
Na Idade Média, os cristão a consideraram uma ave sagrada, símbolo da ressurreição de Cristo, bem como do triunfo da vida sobre a morte.
Culturas Antigas
Interessante notar que a figura da Fênix aparece em muitas culturas antigas, todavia, seu significado e simbologia originais são preservados.
Nas culturas egípcia, grega e chinesa, a Fênix conserva seu significado de ave lendária magnífica e fabulosa e também seu simbolismo de pássaro da ressurreição.
Vale lembrar que na China seu significado se estendeu. Lá, a Fênix macho – símbolo da felicidade – simultaneamente com a Fênix fêmea – emblema da rainha, em oposição ao dragão imperial – representam a união e a felicidade conjugal.
No processo químico, a Fênix é utilizada para representar a sua finalização, ou seja, o produto final.
Tatuagem
Ao encontro do sentido carregado pelo mito da Fênix, quem escolhe a sua imagem pretende demonstrar capacidade de superação. Assim, representaria a superação de um grande conflito ou sofrimento.
Tendo em conta a riqueza em detalhes, essa tattoo é habitualmente feita nas costas e escolhida tanto pelo gênero masculino como pelo gênero feminino.
Tatuagens Significados Fênix
Fênix
Fique Sabendo?
O que fazer com a tatuagem na hora de dormir?
As pessoas também perguntam por: Guia da Tattoo: Cuidados Pós-Tatuagem – Virou Tendência
Cadastro de clientes
Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:
dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.
Como as tatuagens eram feitas antigamente?
As pessoas também perguntam por: Conheça a história da tatuagem e sua evolução