Hamsá
O Hamsá, ou Hamesh, é um amuleto em formato de mão, um símbolo de poder, força e proteção. A palavra hamsá em árabe significa cinco – o número de dedos da mão. Trata-se de um símbolo da fé islâmica.
Algumas vezes ele é representado com um olho no centro da palma da mão e costuma ser utilizado como proteção contra o mal, contra as energias negativas de todos os tipos, especialmente do mau-olhado.
Hamsá para Cima ou para Baixo
Acredita-se que o posicionamento da mão esteja vinculado com as energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.
Mão de Fátima
Também é conhecido como Mão de Fátima em virtude de esse ser o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual é venerada no Islamismo tal como a Virgem Maria entre os católicos.
Os crentes do Islamismo acreditam que Fátima não tem pecados, sendo assim, um modelo para as mulheres muçulmanas, que são as principais utilizadoras desse talismã.
Veja também Olho de Hórus e Olho Grego.
Islamismo
Os dedos, tal como algumas mesquitas, representam os cinco pilares do islamismo:
- Shahada – fé
- Salat – oração
- Zakat – caridade
- Sawm – jejum
- Haji – peregrinação
Tatuagem
Não só entre as mulheres do Oriente Médio, o Hamsá passou a ser utilizado no Ocidente em pulseiras ou outras joias e em tatuagens.
É uma imagem bastante escolhida entre o sexo feminino. Quem escolhe tatuar esse símbolo no corpo pretende se defender contra a inveja e o mau-olhado.
Tatuagens Significados Hamsá
Hamsá
Fique Sabendo?
Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?
Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:
a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;
É proibido aos dermopigmentadores, tatuadores e piercings a prescrição e administração de quaisquer medicamentos via oral, injetável ou tópica.
Quantos dias tem que passar a pomada na tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: saiba o que fazer antes e depois