Obelisco
O Obelisco simboliza superioridade, defesa e proteção.
Do grego obeliskos, palavra que significa “pilar”, trata-se de um monumento de origem egípcia. Inicialmente formado de uma única pedra, se apresenta de forma quadrangular e mais afunilada no seu pico, formando uma pirâmide.
Para os egípcios, cujo obelisco mais antigo remonta há cerca de 4 mil anos, o mesmo era erguido em honra de Rá, deus sol, e representava proteção.
Rá é a divindade mais importante da religião egípcia, sendo responsável pela criação de tudo o que existe, inclusive os seres humanos.
O formato desse monumento arquitetônico se assemelha a um raio de sol petrificado, motivo pelo qual o obelisco é o símbolo do deus do sol.
Os obeliscos tinham de ser bastante altos, afinal, os egípcios acreditavam que assim eles eram capazes de atravessar as nuvens com a finalidade de fazer destruir as coisas ruins que se manifestavam em forma de tempestades.
Obeliscos no mundo
Há vários obeliscos em todo o mundo. O maior deles é o Obelisco de Washington. Com cerca de 170 metros de altura, foi construído em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos (George Washington).
No Brasil, o maior monumento desse gênero é o Obelisco do Ibirapuera. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, ele mede 72 metros e é o maior monumento da cidade de São Paulo.
Leia também:
Tatuagens Significados Obelisco
Obelisco
Fique Sabendo?
Quanto tempo demora para sair uma tatuagem de rena?
As pessoas também perguntam por: Tatuagem de Henna: Tudo o que você precisa saber
Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?
Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.
Em caso de acidente com agulhas no procedimento o que o profissional deve fazer?
Os 16 Serviços de Assistência Especializada (SAEs) também oferecem Profilaxia Pós-Exposição, exames, consultas e tratamento para HIV e Aids e infecções, inclusive hepatites virais. Os Centros de Referência (CRs) em ISTs/ Aids oferecem tratamento para as DST como, por exemplo, sífilis e gonorreia, nos casos que não respondem à abordagem sincrônica.