Placenta

PlacentaA placenta simboliza a vida, o espírito e a individualidade. Ela é a origem, tal como a água, que simboliza a origem da vida na Terra.

Curioso notar que na cultura Maori – povo indígena da Nova Zelândia – tanto “terra” como “placenta” são representadas pela mesma palavra – whenna.

Esse órgão, que é formado dentro do útero durante a gestação, envolve-se num cenário místico em muitas culturas. Assim, existem tradições em que após o nascimento de uma criança, a placenta, é enterrada. Trata-se de um ritual sagrado que representa o regresso às origens.

Do mesmo modo fazem os aimarás, por exemplo, povo pré-colombiano que acredita que a placenta é espiritualizada. A fim de prevenir que sua esposa ou seu filho adoeça, o pai da criança a lava e a enterra.

O ritual também é seguido por um povo nigeriano que enterra a placenta acreditando que ela seja o gêmeo do recém-nascido.

Na Ásia, os hmong acreditam que a placenta seja a primeira veste da criança. Ao enterrá-la, creem que, após a morte, a alma irá em busca dessa roupa.

Há, ainda, quem acredite que comer a placenta traz benefícios – seguindo o exemplo de muitos animais – o que é descartado pelos estudiosos da área da saúde.

Conheça outras simbologias:

Tatuagens Significados Placenta


Placenta

Fique Sabendo?


Tipos de Micropigmentação

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem:

Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;

Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas.

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural.


Quais as diferenças de um estúdio que possui o CMVS o que não possui?

Não é permitido o funcionamento de estúdios não licenciados, no município de São Paulo, estando o serviço sujeito às penalidades que constam no Código Sanitário Municipal – Lei 13725, DE 09/01/2004.


Estrutura do espaço

A estrutura do espaço deve ser pensada de maneira a garantir higiene ao local, para que não haja contaminação da tatuagem. Por isso, algumas normas devem ser respeitadas ao criar o ambiente de atendimento, como a instalação em estabelecimento apropriado, não estando permitido que o estúdio seja ao ar livre, em residência, ambiente insalubre ou em locais públicos.

A sala de atendimento deve ser individual. E, se houver atendimentos simultâneos, o espaço entre eles deve ser de, no mínimo, um metro. A sala de recepção deve ser compatível com o número de clientes que ficam em espera.

Já a área de procedimentos deve conter pia com bancada e água corrente, bancada de higienização dos materiais e local para guardar os equipamentos higienizados, que seja fechado, limpo e livre de umidade. É preciso, ainda, que haja um depósito para materiais de limpeza.

Além disso, a estrutura em geral deve ser limpa, livre de umidade e higienizada corretamente, com superfícies lisas e laváveis.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.