Shiva

Shiva

Do hinduísmo, Shiva significa o “benéfico”, aquele que faz o bem. É o deus supremo do hinduísmo conhecido como o destruidor, o transformador, bem como simboliza a energia criativa, que participa da trindade hindu junto com Brahma (Deus criador) e Vishnu (Deus preservador). Nesse sentido, vale pensar na virtude cíclica atribuída a ele uma vez que destrói, cria e transforma num movimento circular.

Representações do deus

Shiva é representado na figura de um homem, sentado em posição de lótus em cima de uma pele de tigre simbolizando a força e a vitória. Composto de quatro braços, dois dos quais estão pousados nas pernas, enquanto uma mão segura um tridente que representa os raios e seus três papéis de destruidor, de criador e de preservador ou, ainda, da inércia, do movimento e do equilíbrio. Por vezes, há representações em que a posição da mão direita está espalmada na altura do peito como um símbolo de benção.

Aparece com algumas serpentes envoltas no pescoço e na cintura, as quais simbolizam a imortalidade e o poder do deus, associados ao Kundalini, energia vital.

Cabelo e Olho de Shiva

Reza a lenda que Shiva nunca cortava os seus cabelos longos, uma vez que para ele representava uma fonte mágica de poder e energia. Além disso, esse deus é representado com um coque central no topo da cabeça – que se assemelha a uma coroa – de onde também jorra a água que segundo os hindus, representa o rio Ganges e Shiva, o deus que concede aos homens o poder da água. Ainda na cabeça, observa-se a lua crescente que simboliza a ciclicidade da natureza e renovação constante visto que a lua muda de tempo em tempo.

Na testa de Shiva está o terceiro olho que representa os raios ou o fogo destrutivo, são símbolo da inteligência e do esclarecimento, bem como das forças: divina, destrutiva e regenerativa.

Linga de Shiva

Muitas vezes Shiva é representado por um símbolo fálico chamado de “Linga”, que significa um retrato da sua presença invisível no centro da criação associado à fertilidade. Dessa maneira, o termo “linga” deriva do sânscrito e significa “marca” ou “sinal”.

Uma vez que Shiva representa a energia primordial e invisível ainda onipresente do criador, o “Shiva linga” é um símbolo visível dessa energia, ou da derradeira realidade, presentes nos humanos e em toda a criação.

Também significa o “falo”, símbolo masculino da procriação. Normalmente, a “linga” é montada sobre um receptáculo circular ou quadrado, chamado o Avudaiyar, um símbolo da yoni ou do princípio feminino e, juntos, simbolizam a criação e a união das energias masculina e feminina.

Shiva Nataraja, Shiva Bhairava, Shiva com Parvati

Esse deus parece, ainda, sob outras formas e representações. Pode, por exemplo, ser retratado em meditação ou dançando ao assumir a representação de Shiva Nataraja – senhor da dança, o qual dança o ciclo do nascimento, morte e renascimento. Sob seus pés está um anão, em representação da ignorância.

Shiva Bhairava, por sua vez, está associado à aniquilação e destruição dos inimigos e é representado acompanhado por um animal, enquanto que na representação do seu Casamento com Parvati, são ambos retratados montados no touro Nandi e, em conjunto, simbolizam a fertilidade.

Conheça símbolos dos Hinduísmo:

Tatuagens Significados Shiva


Shiva

Fique Sabendo?


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


O que acontece com a tatuagem quando envelhece?

Ou melhor, quase nada: as tatuagens . … Com a idade, a pele sofre alterações, bem como a tinta usada na . O tempo e a gravidade fazem com que a pele muitas vezes fique enrugada e o desenho acaba perdendo sua cor.

As pessoas também perguntam por: Se você sempre se perguntou como as tatuagens ficam quando …


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.