Significado da Cor Verde

Significado Da Cor Verde

Verde é a cor da esperança, da natureza e do dinheiro.

Para os cristãos, representa o triunfo da vida sobre a morte e, logo, da renovação e do renascimento. É utilizada na Epifania (tempo litúrgico após o Natal) e no domingo depois do dia de Pentecostes.

Trata-se de um símbolo sagrado do Islamismo. É a cor do manto e do turbante de Maomé, que representa renovação espiritual.

Por esse motivo, é a cor mais importante para essa religião. Para os islamitas, a cor verde representa fertilidade, conhecimento espiritual, bem como o paraíso. Acredita-se que, ao entrar no Paraíso, as pessoas levam vestes verdes.

A bandeira do Islão é verde e, para os muçulmanos, ela representa a salvação. Lá, os santos são representados com roupas verdes, tal como essa também é a cor das vestes dos guerreiros muçulmanos nas Cruzadas.

O homem verde celta é o deus da vegetação e da fertilidade. No Ocidente, é a cor da primavera e do começo de um ciclo de vida novo. Assim, na China, representa o trovão e o despertar da energia yang na primavera.

Cor refrescante, o verde está relacionado ao elemento madeira e representa longevidade, força e esperança.

Carrega bom augúrio, acreditando-se que oferecer algo verde, especialmente na parte da manhã, garante boa sorte à pessoa que o recebe.

Apesar de significar esperança e de ser a cor da imortalidade, por outro lado, representa a morte.

Isso porque enquanto os ramos verdes são universalmente a cor da imortalidade, a pele esverdeada dos doentes contrasta com a ideia de juventude.

O verde da ingenuidade da juventude, em contraste com a cor do amadurecimento dos frutos, também confunde-se com o verde do bolor, da decadência. Essa analogia mais uma vez se aproxima da relação vida e morte.

Na Europa medieval o verde estava associado ao diabo e vestir roupas nessa cor dava azar.

Na heráldica, simboliza alegria, esperança e fidelidade.

Conheça mais significados de cores.

Tatuagens Significados Significado da Cor Verde


Significado da Cor Verde

Fique Sabendo?


Qual o procedimento para fazer assepsia da pele antes de tatuar, maquiagem e piercing?

A antissepsia da pele do cliente deve ser realizada primeiramente com água + sabão. Posteriormente aplicar antisséptico alcoólico (álcool a 70% ou PVPI alcoólico). No caso de implantação de piercings em região de mucosa bucal/genital realizar a antissepsia com clorexidina aquosa.


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


O CMVS possui validade?

Para atividade de Tatuagem e Piercing, a Licença de Funcionamento Sanitária, junto ao Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), não possui validade. Uma vez concedida, se não houver nenhuma alteração de endereço, de responsável legal, ou fechamento do estúdio de tatuagem não é necessário protocolar nenhuma alteração junto ao CMVS.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.