Significado das pedras
As pedras são cultuadas em diversos lugares ao redor do globo pelas mais distintas culturas.
Passando por aqueles minerais com forte valor comercial e indo de encontro às pedras mais cotidianas, estes elementos estão presentes no nosso dia-a-dia e são utilizados como objeto decorativo pessoal ou espacial.
Reunimos aqui dez das pedras mais famosas e listamos os seus usos mais comuns, especialmente no que diz respeito aos benefícios que podem trazer para a nossa saúde.
1. Diamante
O diamante é considerado símbolo da pureza suprema, da riqueza e da abundância. É das pedras mais valiosas do mundo e reza a lenda que é extremamente forte para atrair as energias de prosperidade.
Os árabes, os egípcios e os persas acreditam que o diamante é um grande amuleto, capaz de trazer boa sorte aquele que o carrega.
Segundo a terapia holística, o diamante alinha e fortalece todos os chakras.
2. Esmeralda
A esmeralda é considerada a pedra da inspiração, do amor bem sucedido e da ampliação da nossa capacidade mental. Ela tem poderes de harmonizar o ambiente e de eliminar toda a forma de negatividade.
A pedra já é conhecida e utilizada há muito tempo, Cleópatra acreditava que as esmeraldas eram o elixir da beleza e da juventude, os incas e os astecas julgavam que a pedra ampliava as capacidades psíquicas.
A esmeralda é também reconhecida como a pedra da cura porque fortalece a visão, atenua os sintomas da diabetes e promove uma desintoxicação energética do fígado.
3. Ametista
A ametista é uma pedra que tem imenso poder de proteção e purificação do corpo. Crê-se que ela transforma energias negativas em positivas quando utilizada nos ambientes.
Do ponto de vista individual, ela desperta o nosso lado espiritual ao fortalecer a intuição.
Esse tipo de mineral é muito frequente por auxiliar na meditação e é usado em práticas de emagrecimento pois aumenta a energia do metabolismo e promove uma desintoxicação do sangue.
4. Rubi
O rubi é uma das pedras mais preciosas do mercado e é conhecido por ampliar a nossa força, a nossa motivação e a paixão pela vida.
A pedra ajuda nos assuntos relacionados ao amor (tanto romântico quanto fraternal) e beneficia a saúde energética do sistema circulatório.
O rubi fortalece o chakra do coração e auxilia o indivíduo a ter sonhos bons, funcionando como um poderoso escudo energético.
5. Turmalina
As turmalinas existem em grande variedade de cores e são muito procuradas por colecionadores e joalherias. As turmalinas azuis são as mais raras.
A pedra é conhecida pela sua capacidade de energização positiva e por auxiliar na meditação. De modo geral, é possível dizer que as turmalinas são cristais protetores, capazes de neutralizar mau olhado e feitiços.
6. Âmbar
O âmbar estimula o intelecto e combate a depressão. É purificadora dos chakras e auxilia na saúde do estômago, do baço, dos rins e do fígado. Também é utilizada por quem tem problemas de articulações.
O âmbar é uma resina fossilizada de árvores, por isso ela pode ser encontrada com insetos e vegetações, o que faz com que o seu valor aumente.
7. Quartzo
Damos o nome de quartzo a uma imensa família de cristais.
Existem quartzos transparentes, azuis, fumê, cor de rosa, verde, negro, vermelho e tangerina. Cada um carrega a sua simbologia particular.
De modo geral, podemos dizer que os quartzos são constituídos de dióxido de silício e podem ser encontrados de modo separado ou em grupos (drusas). São pedras consideradas com alto poder curativo, capazes de alinhar todos os chakras do corpo humano.
8. Opala
A opala é celebrada pelo seu poder de despertar a intuição e atrair a alegria e a criatividade.
É considerada uma pedra delicada, com tons claros, e tem a capacidade de acalmar o sistema nervoso, aumentando a intuição a ajudando a solucionar problemas.
É indicada para ser usada por pessoas com baixa auto-estima pois amplia as forças e estimula aquilo que o ser humano tem de melhor.
9. Safira
A safira é conhecida como a pedra da sabedoria porque tem o poder de estimular a concentração, a intuição e a energia mental. Também promove a prosperidade e facilita a nossa capacidade de comunicação e expressão.
Em relação à saúde, a safira tem o dom de melhorar o equilíbrio hormonal, a circulação sanguínea e a visão.
Em termos profissionais, a pedra é associada aos engenheiros e arquitetos.
10. Turquesa
A turquesa era a pedra sagrada carregada por cavaleiros e viajantes como um amuleto para atrair boa sorte e proteção para casos de ferimentos, doenças e acidentes.
É uma pedra também bastante associada à criatividade porque facilita a comunicação e a capacidade criadora do pensamento. Ela é conhecida também por atrair as energias negativas e filtrar o ambiente.
Em termos físicos, o uso da pedra auxilia o funcionamento do sistema imunológico e psíquico, regenera os tecidos, ajuda na cura energética dos problemas de visão, gota e reumatismo.
Leia também sobre a Ônix.
Tatuagens Significados Significado das pedras
Significado das pedras
Fique Sabendo?
Garantir a segurança dos clientes
Pode tomar Dorflex antes de fazer tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Como minimizar a dor causada por tatuagem
O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?
Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.
Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.
A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.