Significado e simbologia da Cigarra

A cigarra é um símbolo da transformação, da mudança, da paciência, do amor e do trabalho em equipe.

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

As cigarras têm um ciclo de vida bastante característico delas, tendo três fases. A primeira fase é o momento que são ovos, enquanto na segunda fase são consideradas ninfas (cigarras jovens), vivendo embaixo do solo, numa profundidade de 30 centímetros até 2,5 metros, por um período que, dependendo do país, pode variar de alguns meses a 17 anos.

Após esse tempo, elas cavam na terra a sua saída, para, finalmente, viver na superfície, como cigarras adultas. Em razão dessa especificidade das cigarras, são, muitas vezes, vistas como uma representação simbólica da transição e da renovação.

Também conectado ao tempo que permanecem sob o solo, há a associação da cigarra com a resistência e a capacidade de saber qual é o momento certo para subir à superfície. Ou seja, paciência para saber aguardar o tempo que for necessário para seguir adiante com o seu ciclo.

Quando a cigarra canta é sinal de chuva?

Cientificamente, o canto da cigarra está ligado à reprodução das cigarras, quando os machos começam a cantar, por meio de um som originado na sua barriga, para atrair as fêmeas. As cantorias costumam ser executadas durante os meses quentes – primavera e verão – e, por isso, é frequente ser também épocas de chuva, o que traz a conexão frequente entre o canto e a chuva.

Apesar dessa explicação, o canto da cigarra é simbolicamente entendido com uma forma sensual de chamar as fêmeas, assim como uma demonstração de amor, onde o som busca atrair uma companheira para a reprodução. Assim, a cigarra é também um símbolo de sensualidade e amor.

Ainda, outra interpretação da representação simbólica do canto da cigarra está no trabalho em equipe. Afinal, cantam em coro, em benefício de todo o grupo.

Simbologia de uma cigarra dentro de casa

Tal como as simbologias já mencionadas, uma cigarra dentro de casa pode significar a presença de um sinal ou desejo de mudança, de transformação, ressurreição ou de enfrentamento de novos desafios.

Na região de Provença, como veremos mais detalhadamente adiante, ela traz ainda o símbolo de sorte.

Simbologia da cigarra como animal espiritual

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

A cigarra, na simbologia espiritual, traz o desafio e a importância de repensar a vida e as atitudes passadas, quando necessário. Ela tem a vocação de ajudar nesse momento de reflexão do passado, de modo a que se possa aprender com as experiências em busca de atitudes positivas para o futuro.

O animal espiritual da cigarra traz o rejuvenescimento emocional, proporcionando que se olhe a vida com novos olhos. Esse encontro com a alma se conecta com os sons emitidos pela cigarra.

Pelo tempo de vida que algumas cigarras podem durar, o seu animal espiritual também é símbolo de longevidade.

A simbologia da cigarra para Feng Chui

Para essa arte milenar oriental, conectada à harmonização energética, a cigarra tem um valor positivo, sendo vista comum símbolo de imortalidade, tendo, no canto, a expressão da sorte e da prosperidade. Assim, o seu símbolo em amuleto, que é a cigarra em forma de jade, é muito simbólico e tem uma boa vibração em termos energéticos.

A simbologia da cigarra na mitologia e poesia grega

Na mitologia grega, a cigarra era consagrada pelo Deus Apolo, conhecido como patrono da música. Ela era vista como um símbolo de imortalidade.

Os poetas gregos também veneravam as cigarras, associando seu ciclo de vida a um símbolo de nascimento e renascimento.

A simbologia da cigarra em Provença, na França

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

Essa região, no sudeste da França, é famosa pelas belas montanhas, pelo mar Mediterrâneo na costa, pelas oliveiras e pelos vinhedos. A curiosidade é que a cigarra é considera o símbolo dessa região!

Pelo seu estridente som, que anuncia o retorno das temperaturas quentes, a cigarra é vista como um símbolo de sorte, assim como os trevos de quatro folhas e a ferradura. Também representa o calor e os dias de sol.

Segundo o folclore da região, a cigarra foi enviada por Deus, com o seu forte canto, para acordar, nas tardes quentes de verão, aqueles preguiçosos que queriam continuar a sua sesta (cochilo da tarde). Apesar disso, brincam que o “feitiço virou contra o feiticeiro”, pois os camponeses consideram o som da cigarra excelente para descansar e adormecer.

Simbologia da cigarra em tatuagens

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto
@salesdanilo Instagram/ @gadzooxpdx Instagram

Como vimos, a cigarra é um inseto extremamente simbólico, podendo, nas tatuagens, representar a paciência, a ressurreição, a mudança, o amor, a comunicação e o sentido de comunidade.

Nas tatuagens, ela também é vista como um registro do amadurecimento emocional. Isto se relaciona com o ciclo do inseto – de ninfa a adulto –, um processo de preparação para sair da terra e emergir à superfície. Pessoas que optam por esta interpretação costumam colocar sua vida nessa mesma perspectiva, com a ideia de que, até certo ponto, viviam de modo mais introspectivo e, depois, encontraram o seu “eu” genuíno e passaram a se sentir mais parte do mundo.

Entre os locais mais comuns para o registro desse animal, estão: os braços e as pernas, mas, pela sua versatilidade, pode ser tatuada em diferentes partes do corpo.

Simbologia da cigarra nos sonhos

Pelas características do animal espiritual da cigarra, algumas correntes interpretam a cigarra nos sonhos como a necessidade ou a procura por novos desafios. Ainda, pode também estar associada à importância de valorizar as pessoas à sua volta, no sentido de comunidade.

Conheça a simbologia de outros animais também:

Tatuagens Significados Significado e simbologia da Cigarra


Significado e simbologia da Cigarra

Fique Sabendo?


Você sabe que não se pode produzir máquinas para tatuagem artesanalmente?

As máquinas para tatuagem são consideradas produtos para saúde e somente podem ser fabricadas ou importadas por empresas que apresentem licenças junto aos órgãos sanitários.

As máquinas necessitam da liberação da ANVISA para poderem ser comercializadas e essa liberação somente acontece quando os fabricantes ou importadores atendem as exigências contidas nas normativas sanitárias vigentes e se regularizam através das licenças sanitárias emitidas.


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Onde dói mais e menos Tatuar?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.