Símbolo de Copyright
O símbolo de copyright – © – (direitos autorais ou direitos de autor, em português) indica exclusividade sobre textos ou imagens, uma vez que sinaliza que uma obra pertence ao seu autor.
A expressão “todos os direitos reservados” exprime o significado desse símbolo. Trata-se de uma forma de proteger os trabalhos intelectuais dos seus autores, cuja reprodução somente pode ser feita mediante sua autorização.
Ele surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) e o uso símbolo é regulado pela Universal Copyright Convention. Lá, além do símbolo (representado por uma letra “C” maiúscula dentro de um círculo), a indicação dos direitos do autor também pode ser sinalizada através da abreviatura “Copr.”
No Brasil, é a Lei Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998 que trata dessa matéria.
Nos EUA a utilização do símbolo, porém, deixou de ser uma exigência em 1989. Os autores têm direito sobre as suas obras independentemente da presença ou não desse sinal indicativo. Nas obras publicadas com data anterior a 1 de março de 1989, porém, ele continua sendo exigido.
A letra “R” maiúscula dentro de um círculo (®) também indica propriedade intelectual. Saiba mais em Símbolo de Marca Registrada.
Ao contrário do copyright, o copyleft permite a reprodução de textos e imagens. Ele foi criado a partir de um trocadilho.
O copyleft é, tal como o copyright, representado por uma letra “C” maiúscula dentro de um círculo, mas essa letra é feita ao contrário. Em vez de a sua abertura apontar para a direita, aponta para a esquerda.
Enquanto o copyright trata dos direitos autorais sobre textos e imagens, há um símbolo exclusivo para o som. Neste, em vez de uma letra “C”, consta um “P” dentro do círculo (℗).
Que tal conhecer a origem do Símbolo Arroba?
Tatuagens Significados Símbolo de Copyright
Símbolo de Copyright
Fique Sabendo?
Cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem
Exigências aos profissionais tatuadores
Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.
Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.
Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.
Qual a sensação de tatuar?
Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.
Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!