Símbolos do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro foi criado basicamente quando o Brasil se tornou independente, onde se separou de Portugal. Ele faz parte do Ministério da Defesa, junto com duas outras forças: Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB).
O símbolo do Exército Brasileiro representa principalmente a força, acompanha o slogan ‘’Braço Forte – Mão Amiga’’. É composto por vinte lâminas que ficam ao redor de uma espada ou sabre no eixo vertical, que pode representar poder, bravura e virtude.
Há também três elipses de cores diferentes, que parecem escudos, utilizados normalmente como arma de defesa. Elas podem simbolizar proteção e virtude.
As cores são iguais a da Bandeira do Brasil. O verde representa as florestas brasileiras, o amarelo são as riquezas do Brasil e o azul, que na verdade foi posto como um azul-celeste, pode simbolizar o mar, o céu e os rios do país.
O último símbolo é constelação do Cruzeiro do Sul, que consta dentro da menor elipse. Também chamada de Crux, ela é a mais conhecida no Brasil, simbolizando uma cruz. Pode representar a ligação que o país apresenta com a religião e com a fé.
Símbolos dos Recursos Humanos do Exército: Armas, Quadros e Serviços
Esses símbolos dizem respeito à área de recursos humanos do exército brasileiro, que se divide em armas (relativo aos soldados), quadros (relativo aos oficiais e engenheiros que cuidam de assuntos mais técnicos) e serviços (como, por exemplo, saúde e finanças).
Armas
É dividida em:
Armas-base
1. Infantaria
Esse ramo do exército diz respeito aos soldados que precisam entrar em combate a pé, simbolizado por dois fuzis cruzados e uma granada ao meio. Como muitas vezes eles precisam ser ofensivos no campo de batalha para se proteger, essa figura pode querer representar a agressividade e o poder.
2. Cavalaria
O que antes era usado como uma força terrestre com soldados a cavalo, hoje em dia é empregado mais com elementos mecanizados e blindados, como, por exemplo, um tanque de guerra.
A figura dessa área do exército são duas lanças cruzadas, unidas por um laço no meio, onde em cada uma há uma bandeira pequena. Pode querer simbolizar que as armas, a bravura e o poder estão unidos com toda a força.
Armas de Apoio ao Combate
3. Artilharia
Esse ramo do exército é uma espécie de apoio de armas para as batalhas terrestres, que dispõe de elementos como canhões, obuses, foguetes ou mísseis. A figura que representa essa área é um candeeiro em chamas, o qual era usado antes para colocar fogo em pavios de canhões. Pode simbolizar poder de fogo e militar.
4. Engenharia
Assim como o seu símbolo que é um castelo ou uma fortificação, essa área do exército tem a função de proteger os seus soldados com a construção de, por exemplo, pontes, estradas, que dificultem o acesso aos inimigos e ajudar a combatê-los.
Como é mostrado na sua figura pode simbolizar proteção e fortaleza.
5. Comunicações
Essa área é bastante diversa, por conta disso é representada como um círculo com quatro direções (setas) que apontam para caminhos diferentes. Pode simbolizar a comunicação infindável e a diversificação tecnológica.
É ramo que trata das comunicações internas, entre os oficiais e os soldados que estão em combate, como também atua na chamada ”Guerra Eletrônica”, que tenta impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, além de tentar conseguir informações.
Quadros
6. Engenheiros Militares
São profissionais que atuam principalmente na área da ciência e da tecnologia. São diversas especialidades, como, por exemplo, computação, eletrônica, armamento, química, entre outras.
Seu símbolo é parecido com a arma de engenharia, é composto por um castelo com uma espécie de roda dentada. Também pode simbolizar proteção e fortaleza, mas de forma indireta.
7. Material Bélico
A função desse quadro do exército é o apoio logístico, ou seja, fazer a manutenção de, por exemplo, armamentos, viaturas e aeronaves. Seu símbolo é composto por dois canhões cruzados, um instrumento muito utilizado em guerras. Pode simbolizar armamento pesado.
8. Auxiliares Oficiais
Esse ramo diz respeito às pessoas que já possuem uma grande carreira dentro do exército brasileiro como sargento e subtenente, conseguindo alcançar o posto de oficialato. Diante do que já vivenciou e das suas áreas de conhecimento profissional, podem seguir especialidades como administração, saúde, música, dentre outras, no exército.
O seu símbolo é composto por uma espada no meio de um círculo dentado, com duas penas que a cruzam. Pode simbolizar poder, honra, virtude e justiça.
Serviços
9. Intendência
Também chamada de ‘’Rainha da Logística’’, a área de intendência supri a tropa em serviços como uniformes, equipamentos individuais, munição, alimentação, entre outros.
O símbolo desse ramo é composto por uma folha de acanto banhada a ouro. Esta planta tem origem na Grécia e na Itália, ganhando um simbolismo ligado à honestidade e à pureza.
Quando foi adaptada à uma figura do exército para a intendência, diz respeito à moralidade e ao caráter das pessoas que trabalham ali.
10. Saúde
Esse serviço diz respeito ao apoio que é dado para todos os funcionários do exército no quesito saúde, como, por exemplo, médicos gerais, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros. Além disso também promove assistência médico-hospitalar aos dependentes dessas pessoas.
O símbolo dessa área é a cruz vermelha, quase que um símbolo universal que representa saúde e a prestação de assistência às pessoas que necessitam, principalmente em tempos de guerra.
11. Assistência Religiosa
Também chamada de SAREx, esse tipo de assistência foi fundada com o intuito de ajudar espiritualmente as tropas, para que os soldados tenham fé e cumpram sua missão com dignidade.
O símbolo é composto por uma bíblia, que pode representar o conhecimento sagrado e pela cruz latina, que simboliza a luz e a reencarnação de Jesus.
O artigo foi interessante? Esperamos que sim! Vem conferir outros:
- Martelo de Thor
- Simbolismos da Flecha
- Descubra o significado destes 6 símbolos que estão no seu cotidiano
Tatuagens Significados Símbolos do Exército Brasileiro
Símbolos do Exército Brasileiro
Fique Sabendo?
Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?
Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.
Qual a importância da higiene e limpeza nos estúdios?
Como saber se eu sou portador das Hepatites Virais B e C?
Testes Rápidos também estão disponíveis em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)