Símbolos Masculinos e Femininos

O símbolo masculino (seta para cima, que aponta a 45 graus) é o Símbolo de Marte, enquanto o símbolo feminino (cruz para baixo, que aponta a 180 graus) é o Símbolo de Vênus.

Símbolo Masculino: Símbolo de Marte

Simbolos Masculinos E Femininos

O Símbolo de Marte representa um escudo e uma seta, objetos usados por Marte, o deus da guerra. Marte é o escolhido como símbolo do homem pelo fato de carregar atributos característicos do gênero masculino, tal como a força física.

Símbolo Feminino: Símbolo de Vênus

Simbolos Masculinos E Femininos

O Símbolo de Vênus representa um espelho. Isso porque o espelho é um objeto que reflete a vaidade própria das mulheres e, logo, de Vênus, a deusa da beleza e também do amor, para os romanos.

Mas, há símbolos que são representativos tanto do gênero masculino como do feminino. Assim, acima de tudo, trazem à simbologia a expressão da união. Eles consideram aspectos que vão mais além do que somente os biológicos.

Marte e Vênus

Simbolos Masculinos E Femininos

A junção dos símbolos do homem, que é o Símbolo de Marte, com o da mulher, que é o Símbolo de Vênus, representam a heterossexualidade. Nesse sentido, representa a atração dos opostos, a união entre um homem e uma mulher.

Estrela de Davi

Simbolos Masculinos E Femininos

Os triângulos sobrepostos que formam a estrela de seis pontas representam a união dos gêneros.

O triângulo posicionado para cima representa o órgão masculino, bem como o fogo (outro elemento que também o referencia).

O triângulo para baixo, por sua vez, representa o elemento água e a mulher.

Tartaruga

Simbolos Masculinos E Femininos

Para os chineses, o movimento da saída da cabeça da carapaça da tartaruga se assemelha à ereção. Para alguns povos ocidentais, todavia, esse réptil apresenta uma semelhança com o órgão feminino.

Yin Yang

Simbolos Masculinos E Femininos

Este símbolo do taoismo representa a união e a energia dos opostos. São exemplos: positivo e negativo, céu e terra, fogo e água, consciência e inconsciência, masculino e feminino.

Saiba mais em Yin Yang.

Cruz Ansata

Simbolos Masculinos E Femininos

Esta cruz, também conhecida como cruz egípcia, representa a união pelo fato de ter um laço na sua ponta superior, cuja ligação das pontas forma um cordão.

Suástica

Simbolos Masculinos E FemininosSimbolos Masculinos E Femininos

Antes de ser utilizada como símbolo nazista na segunda Guerra Mundial, a suástica era a representação universal do Sol.

Uma, cujos braços apontam para a direita, representa o masculino. A outra, cujos braços apontam para a esquerda, representam o feminino.

Veja também os artigos: Símbolos Masculinos e Símbolos Femininos.

Tatuagens Significados Símbolos Masculinos e Femininos


Símbolos Masculinos e Femininos

Fique Sabendo?


Todos os produtos utilizados em tatuagens precisam ter regularização na ANVISA?

Todos os produtos utilizados em procedimentos de tatuagem são enquadrados como produtos de interesse da saúde, tanto fabricados no Brasil como importados e desta forma precisam estar regularizados na ANVISA. Assim, para verificar a regularidade do produto, sempre observe o rótulo e procure pelo número da regularização.


Como surgiu a primeira tatuagem?

A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével.

As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem?


Como evitar que a tatuagem inflame

Para isso, o cuidado mais importante deve ser pensado antes mesmo de iniciar a tatuagem, e consiste em escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV.

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.

No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.