Símbolos para tatuagens na perna
As pernas são frequentemente escolhidas por homens e mulheres para serem tatuadas porque permitem uma versatilidade enorme no que diz respeito aos desenhos.
Esses membros são das partes mais ativas do corpo humano e permitem muita exposição, por outro lado, se desejar omitir a imagem por qualquer motivo, é fácil cobrir a região.
Os desenhos feitos nas pernas podem ser elaborados porque geralmente há uma boa área para servir de superfície e os contornos permitem ilustrações que vão ganhando formas distintas conforme o ângulo por onde se olha.
Os lugares mais explorados nos estúdios de tatuagem são as panturrilhas, as coxas e as canelas.
As imagens escolhidas são as mais variadas, há quem invista em traços extensos e brutos e há quem prefira expressões delicadas e pontuais.
Selecionamos abaixo dez dos símbolos mais utilizados entre os entusiastas de tattoos na região.
1. Tribal
As tatuagens tribais simbolizam força, energia e coragem. O nome do estilo de tatuagem vem justamente dos povos que as utilizavam: as tribos Borneo, Maori, Celtas, Hawaii e Haidae e Timucua.
Esse tipo de tattoo tem muita história para contar: as primeiras ilustrações com estilo tribal foram encontradas em múmias com mais de 5.000 anos.
Os desenhos tribais contemporâneos geralmente exploram toda a circunferência da perna, apresentando contornos distintos dependendo da posição que se olha.
Leia mais sobre os Símbolos Maori.
2. Árvore
Símbolo da vida em evolução perpétua, em ascensão ao céu, a árvore evoca todo o simbolismo da verticalidade. Por outro lado, ilustra igualmente a natureza cíclica da evolução cósmica, a morte e a regeneração.
As árvores com folhas secas ou caídas evocam um ciclo, uma vez que a cada ano elas são despojadas e cobertas de folhas.
A árvore põe em comunicação os três níveis do cosmos: o subterrâneo, pelas suas raízes que penetram nas profundezas, a superfície da terra, devido ao seu tronco, e as alturas, por seus ramos superiores e seu cume, atraídos pela luz do céu.
Leia também sobre a Árvore da Vida.
3. Leão
Considerado o rei da selva, o leão é símbolo de força, coragem, justiça, juventude, energia e vitalidade.
É considerado um animal solar e que guarda a floresta e os outros animais.
A tatuagem de leão também pode fazer referência ao símbolo do zodíaco, que compreende aqueles que nasceram entre os dias 23 de julho e 22 de agosto.
Leia também sobre:
4. Arco-íris
O arco-íris é frequentemente o símbolo da ponte entre o céu e a terra.
A imagem também pode representar a união, relacionamentos e a troca entre os seres humanos.
No Japão, o arco-íris é uma ponte que voa no céu. Segundo o budismo, é através de um arco-íris que Buda volta a descer do céu. No Tibete, o arco-íris é a alma dos soberanos que se eleva em direção ao céu.
5. Borboleta
As borboletas são espíritos viajantes e estão relacionadas à liberdade e ao espírito livre.
Por causa da sua graça e leveza, a borboleta é no Japão um símbolo relacionado às mulheres. Quando duas borboletas estão juntas representam felicidade conjugal.
A cultura popular diz que a sua visão anuncia uma visita ou a morte de alguém próximo. Outro aspecto do simbolismo da borboleta é baseado em sua metamorfose: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade de ser; a borboleta que sai é um símbolo da ressurreição.
Saiba também sobre a simbologia da Mariposa.
6. Coruja
Por não encarar a luz do dia, a coruja é um símbolo de tristeza, de escuridão, de retirada solitária e melancólica.
Para os índios da pradaria, a coruja tem o poder de dar ajuda e proteção à noite. Daí o uso de penas de coruja em certas cerimônias rituais.
A mitologia grega a tem como intérprete de Átropos, o Ceifador que corta o fio do destino. No Egito, expressa o frio, a noite e a morte.
Na China, é a ave consagrada aos ferreiros e aos solstícios. Nos tempos arcaicos, presidia os dias privilegiados em que os ferreiros faziam as espadas e os espelhos mágicos.
Leia também: Coruja Maori.
7. Rosa
Notável por sua beleza, sua forma e seu perfume, a rosa é a flor simbólica mais usada no Ocidente. Representa a taça da vida, a alma, o coração e o amor.
Corresponde como um todo ao que é o lótus na Ásia, estando um e outro muito próximo do símbolo da roda.
Na Índia, a rosa cósmica Tripura-sundari serve de referência para a beleza da mãe divina e designa a perfeição.
A rosa é, na iconografia cristã, ou a taça que reúne o sangue de Cristo, ou a transfiguração das gotas deste sangue, ou o símbolo das feridas de Cristo.
Leia também sobre a simbologia da Flor e da Flor de Lótus.
8. Caveira
As caveiras, além de serem símbolo da finitude humana, representam mudança, renovação, princípio de um novo ciclo.
Em muitas lendas europeias e asiáticas, o crânio humano é considerado homólogo à abóbada celeste.
O crânio é o ápice do esqueleto e, por isso, muitas vezes é tido como a parte do corpo que se apropria da sua energia vital.
Leia também:
9. Gato
O simbolismo do gato é muito heterogêneo, oscilando entre tendências benéficas e maléficas.
O animal pode ser considerado símbolo de independência e sensualidade, por outro lado, no Japão, é um animal de mau presságio, capaz, diz-se, de matar mulheres e assumir sua forma.
Na China antiga, o gato se considerava mais um animal benfeitor, e sua atitude era imitada, ao mesmo tempo que a do leopardo, nas danças agrárias (Granet).
Há quem tatue seu próprio gato e há quem prefira estampar representações mais genéricas do animal.
Saiba também sobre a simbologia do gato preto e do Maneki Neko, o gato japonês da sorte.
10. Laço
A simbologia do laço é bastante variada. Significa simultaneamente união, felicidade, força e justiça e representa energia, fortuna e a relação com o divino.
As tatuagens com laços são muitas vezes estéticas e simétricas, se reproduzem idênticas em outro membro do corpo.
Leia também sobre os Símbolos de União.
Leia mais sobre as tatuagens:
- Tatuagens pequenas
- Tatuagens femininas delicadas
- Símbolos para tatuagens no pulso
- Símbolos para tatuagens femininas nos pés
- Símbolos para tatuagem feminina no braço
- Símbolos para tatuagem masculina no braço
- Símbolos para tatuagem feminina na costela
- Símbolos para tatuagem na costela masculina
- Tatuagens Maori: Os símbolos mais usados
- Tatuagens Femininas: Os símbolos mais usados
- Tatuagens Masculinas: os símbolos mais usados
Tatuagens Significados Símbolos para tatuagens na perna
Símbolos para tatuagens na perna
Fique Sabendo?
Exigências aos profissionais tatuadores
Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.
Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.
Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.
Qual é a sensação de fazer uma tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Medo de agulha? Dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem!
Por que seguir as normas da Anvisa?
Além disso, saber que seu estúdio apresenta condições sanitárias em ordem é um aspecto decisivo para o cliente optar por seu trabalho. Veja os principais pontos positivos de seguir as regras estipuladas pela Anvisa